sábado, 6 de abril de 2013

Canteiro e Locação da obra


   Então pessoal, hoje abordaremos um pouco sobre  duas fases da obra muito importante para sua execução, o canteiro e a locação da obra.

    A partir de várias informações que nos foram passadas tanto em sala de aula, quanto nas obras visitadas, podemos dizer que chama-se de canteiro de obras o conjunto de áreas destinadas à execução das diversas atividades necessárias à realização de uma obra de engenharia, que geralmente são divididas em áreas operacionais e áreas de vivência.

    Dentre as obras que visitamos só a do Maison Miramar que tivemos acesso ao canteiro de obras, pois essa parte das outras obras não foi abordada nas visitas em grupo. 

   Dessa fase, conseguimos entender melhor a necessidade dele ser bem planejado, pois isso gera uma eficiência nos serviços da construção.

Canteiro de obras

    Dentre o que vimos podemos destacar a forma como os materiais são armazenados, por exemplo: os vergalhões são colocados sobre estrado elevado do piso e localizado próximo a central de corte e dobra do canteiro; os tijolos são empilhados respeitando a altura máxima de 2 metros e são armazenados próximo ao local onde serão utilizadas ou distribuídas; a areia e a brita ficam localizadas próximo a central de concreto, contribuindo para a eficiência da produção.

      Dicas: 
  • O canteiro de obra de ser muito bem pensado e elaborado para que haja uma diminuição do tempo de deslocamento de materiais, e para impedir a ociosidade da mão-de-obra e dos equipamentos, além de racionalizar as atividades executadas na obra.
  • O armazenamento dos materiais é um fator muito importante, que deve ser conhecido pelos responsáveis pela obra, para que não sejam armazenados de maneira incorreta e não haja desperdícios.
  • O transporte manual dos tijolos gera maior possibilidade de quebra do que da forma como eles são transportados no Maison Miramar, onde é feito com carrinhos.
Canteiro de obras
 
   Quanto a locação da obra, trata-se da implantação de um projeto no terreno, proporcionando os referenciais que são importantes e necessários para a construção da obra.

       Para sua realização, existem vários procedimentos que devem ser executados antes de seu início, como a limpeza do local, adotar pontos referenciais, etc. Além disso deve-se determinar qual o método de locação que será utilizado.

        Nas nossas visitas a obra adotada conseguimos presenciar um dia em que eles estavam com a marcação das fundações da área externa, a que irá receber o estacionamento. Para realizar as marcações eles utilizaram o processo da tábua corrida. Esse tipo de método é mais recomendado para obras desse porte, pois garante uma maior estabilidade das tábuas evitando que elas saiam do seu local com facilidade. 


Locação da obra - tabeiras


      Bom, existem muitas informações e procedimentos que devem ser conhecidos antes de se fazer um canteiro ou uma locação de uma obra, mas esperamos que nossas informações a partir de vivências como essas sirvam para o aprendizado de vocês e despertem seus olhares para essas fases da obra que também são muito importantes para a sua execução.

    Não deixem de assistir nossos videos! Temos um que mostra o pessoal trabalhando na central de concreto, ilustrando o ritmo de um canteiro de obras e como a proximidade dos materiais do local que serão usados, facilita o trabalho dos operários.



      Até a próxima!!



Vale salientar que esse blog não possui nenhum vínculo com as empresas citadas, elas apenas disponibilizaram o local e acompanhamento técnico de seus funcionários, com o objetivo de passar as informações ocorrentes nas obras, colaborando com nosso trabalho acadêmico. 

Fonte imagens: Acervo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário